HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS NA CIDADE DA GUARDA
No prefácio do 1º Livro de Actas da Assembleia de Deus, desta cidade, ficou registado o seguinte:
“O povo da Guarda também está no calendário de Deus, segundo a promessa do Salvador em Mateus 24:14 (E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim).
Foi em 14 de Setembro de 1975 que o Senhor concedeu a bênção de uma Casa de Oração para a cidade da Guarda, após 10 meses de trabalho intensivo. Glória a Deus!
Foi o sinal de que o Senhor está na Sua Obra, vela por ela e a faz prosperar. Aleluia!” O texto é da autoria do Evangelista António Martins, que com a esposa, foi chamado às terras altas a testificar e a evangelizar na granítica cidade da Guarda, sustentado pelo Fundo de Missões das Beiras, na época, com o apoio da Igreja da Covilhã, sob a liderança do Pastor Constantino Ferreira. Refira-se o nome do Irmão Francisco Martins Saraiva, na génese da obra de Deus nesta região e, em particular, na cidade da Guarda.
O trabalho prosseguiu com o Pastor António Contente, o primeiro Pastor nesta Assembleia. Neste contexto, tomamos a liberdade de dar a conhecer o teor da carta que teve a gentileza de nos enviar, aquando da Comemoração do 30ºAniversário desta Igreja:
“Foi no dia 5 de Setembro de 1977 que eu, minha esposa e filhos, Rute, Lídia e Semião, chegámos à cidade da Guarda, para aí servirmos Jesus durante cinco anos. Fomos assim substituir o Evangelista António Martins, que com sua esposa e filho, tinham ido para França.
A Guarda, um Campo de Missão de Coimbra, que muitas Missões tinha e tem, nas Beiras. Coimbra, essa grande Igreja Missionária!
Portanto, era necessário dar continuidade à nobre Tarefa de Evangelização e à estabilidade de trabalho. Outros homens e mulheres de Deus já tinham lançado a Semente, nesses terrenos árduos. Assim também nós, com os Irmãos e jovens movidos pelo Espírito Santo, fomos pelos bairros, vilas, cidades e aldeias, de porta em porta, levar o Evangelho e a Salvação em Cristo, como dádiva de Deus a essas pessoas que apenas tinham religião, mas não tinham Cristo.
Fomos perseguidos e ameaçados de morte, mas Jesus nos guardou, porque Ele, o Dono da Obra, nos mandou ir, não fomos por conta própria. Ele disse:”Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura”.
Ainda existem na Igreja da Guarda, muitos Irmãos que recordam estes acontecimentos: nos mercados, vendíamos Bíblias e evangelizávamos, estabelecendo contactos.
Na cidade, na Rádio Altitude, às quartas- feiras e Domingos, ia para o ar o programa que levava a mensagem de Esperança a casa dos rádio-ouvintes.Graças a Deus, foi um tempo de grande alegria e bênção!
Lembro, que a visão da Evangelização e a paixão pelos perdidos deve existir no coração da Igreja, para que ninguém diga: “a mim, ninguém me falou de Cristo.”
Íamos também, todos os meses, pessoalmente, levar o Novas de Alegria às autoridades locais: Governo Civil, Comando da GNR, Comando da PSP, Serviços Prisionais, Presidente da Câmara e Tribunal da Comarca.
Realizávamos cultos na Guarda- Gare, Celorico da Beira, Ervas Tenras, Manigoto, Panóias, Martim Pega. Algumas pessoas aceitaram Cristo como seu Salvador Pessoal e foram baptizadas, tornando – se Membros da Igreja.
Na Bíblia está escrito que uns plantam, outros regam, mas é Deus que dá o crescimento. Que Deus seja louvado e glorificado pelo Sacrifício de Jesus na Cruz e pelo trabalho dos seus servos.
Casa de Oração-Guarda-Gare
Às Igrejas de Coimbra, Covilhã e Guarda, uma palavra de agradecimento pelo amor e pela forma como nos ajudaram.
Também à Rádio Altitude e Autoridades da cidade que nos recebiam com simpatia, quero aqui deixar uma palavra de apreço e gratidão e, que Deus vos abençoe!”Amém.
Ao longo destes 35 anos de existência, a Igreja conheceu três lugares de culto: de início, na Guarda- Gare; a partir de Agosto de 1997, no Bairro da Luz, sob direcção do Pastor Eusébio Tomás, e, presentemente, no centro histórico da cidade, templo inaugurado sob o ministério do Pastor Joás da Cruz de Sousa, em Janeiro de 2005, ano comemorativo do 30ºAniversário.
Casa de Oração – Bairro da Luz
Cerimónia de Inauguração- Casa de Oração
(Rua 31 de Janeiro, nº51)
Janeiro 2005
Após o regresso ao Brasil, Assembleia de Deus do Aribiri, deste Servo do Senhor e respectiva família, assumiu a liderança o Pastor José Manuel David Santos, em Setembro de 2006.
A tomada de posse teve lugar na presença dos membros da Igreja, do Pastor António Ramalho, Coordenador das Missões e do Presbítero Irmão Abílio, como representante do Ministério da Assembleia de Deus, em Coimbra.
O Pastor David Santos cumpre a visão evangelística que caracteriza a Igreja, desde a sua fundação, exercendo o ministério que recebeu do Espírito Santo.
Não podemos deixar de referir os restantes Servos do Senhor que, com afinco, labutaram pela causa do Mestre, neste lugar: Pastor Mário Palmeiro, Pastor Fernando Caldeira, Pastor Ernesto Gonçalves, Pastor Carlos Alberto Silva e Pastor Jones de Paula.
Queremos dirigir um agradecimento às esposas dos obreiros mencionados, nesta breve resenha, que embora não tendo sido citadas, sabemos que pela sua dedicação, amor a Deus e ao próximo têm os seus nomes escritos no Livro da Vida! Ainda, ao Ministério da Igreja, nas pessoas do Presbítero Irmão António Santos e Diácono, Irmão Américo Leal. Aos cooperadores, nas diferentes áreas, nomeadamente, Escola Dominical, Livraria, Serviços Administrativos, Portaria, Louvor e Adoração, Tecnologias de Informação e Comunicação, Limpeza e Manutenção e Acção Social da Igreja.
Manifestamos a nossa gratidão às Igrejas em Pinhel, Mêda e Trancoso, pela colaboração em momentos marcantes desta Assembleia, e aos Irmãos que disponibilizam as suas casas, respectivamente, em Panoias, Celorico da Beira e Vila Fernando, permitindo a divulgação e o ensino da Palavra do Senhor.
Por último, o nosso profundo reconhecimento à Assembleia de Deus em Coimbra, ao Ministério, em representação da Igreja e ao Pastor João Pedro de Carvalho e esposa, pela cooperação manifestada e abnegação na causa comum do Evangelho.
Este texto foi redigido no 35º Aniversário da Assembleia de Deus da Guarda em Setembro de 2010
Assembleia de Deus Pentecostal da Guarda
assembleiadeusguarda@gmail.com
Rua 31 de Janeiro, nº 51-r/c